Muitas pessoas têm dificuldade em interpretar e descrever cenas, e para isso vou trazer aqui algumas técnicas de escrita q eu mesma inventei. São dicas iniciais para quem se interessar.
Aqui está a parte 2 de nossas dicas de postagem para usuários novos ou para quem deseja aperfeiçoar as postagens!
Terceiro passo - Praticando Ações: A Interpretação em si - Citação :
- Interpretação - ação de interpretar; modo de interpretar; exposição; maneira como é desempenhada uma composição dramática ou musical.
As ações do personagem devem ser pensadas com calma e aplicadas com criatividade, isso significa que você, acima de tudo, precisa tomar cuidado ao interpretar o personagem,
tendo sempre em mente que quem está ali não é você, mas sim o personagem, portanto:
VOCÊ ESCREVERÁ o que o personagem pensa, o que o personagem quer, o que o personagem fala, como o personagem age e;
VOCÊ NÃO ESCREVERÁ o que o você pensa, o que o você quer, o que o você falaria, como o você agiria.Ou seja, você deve
separar quem é você de quem é seu personagem, e é isso que consiste em interpretar, o que você vê em todos os filmes e novelas por aí, e também o que é a idéia principal do RPG.
Pensando na AçãoAo pensar na ação do personagem você deve avaliar vários fatores:
1 - Idade do personagem:Um personagem mais novo geralmente tem menos experiência de vida e é mais inocente que um personagem mais velho. O personagem mais novo também pode ser mais inconsequente que o mais velho, não pensar muito nas suas ações antes de praticá-las e acabar dando tudo errado, e, é claro, você como jogador pensará nessa inconsequência do personagem e avaliará os resultados. O personagem pode ser um louco aventureiro, mas normalmente não iria pular de bungee jump sem verificar os equipamentos, a não ser que ele queira morrer, é claro, mas isso será visto mais à frente.
Em suma, cada idade tem uma evolução mental própria e o jogador deve fazer com que seu personagem aja de acordo com sua evolução mental própria.
2 - Era (tempo) em que o cenário se passa:O tempo em que o jogo passa é muito importante e influencia em várias coisas como o modo de agir, o modo de falar e o modo do personagem se vestir, bem como os itens que ele carrega. Não adianta você querer ter um celular em um jogo que acontece na Idade Média, por exemplo, pois o celular não existia à época.
Quanto à fala do personagem, as roupas e outros objetos do personagem, procure um bom livro para ler sobre a época do jogo, e também faça perguntas ao mestre, afinal ele é o dono do cenário. O mesmo vale para o local e costumes locais do ambiente do jogo.
3 - Os conhecimentos do personagem sobre o assunto em questão:Ninguém conhece de tudo, isso é um fato. Sempre haverá uma novidade no mundo, não há como negar. Todo personagem tem conhecimentos limitados, são bons em algumas coisas e ruins em outras. Defina previamente o que seu personagem sabe (os assuntos que o atraem e seus gostos irão ajudar na hora de escolher isso) e o que ele não sabe, e não se preocupe se seu personagem não tem o conhecimento necessário para fazer uma tarefa: será divertido interpretar ele tentando fazer uma coisa que não sabe, e pode dar certo ou errado! Lembre-se que no RPG o que mais importa é a diversão e não a apelação!
4 - Morte, Coragem e SuicídioEste é um tema muito bom para se discutir: o momento de morte do personagem. Pode ser uma morte natural, de uma pessoa mais velha já cansada da vida, ou uma morte por um acidente fatal, ou até por suicídio. A mais polêmica é a morte via suicídio. Para o personagem suicidar-se ele tem que estar em um estado de extrema insanidade ou de extrema coragem. Por mais que a vida do personagem esteja péssima, seria uma conduta antijogo apenas se jogar de uma ponte. Para isso, o jogador precisa avaliar a quantidade de coragem que ele tem, se a vida vale muito a pena para ele e etc. É uma decisão muito difícil a ser tomada e uma das mais difíceis de serem interpretadas. Leia sobre suicídios para se aprofundar mais na matéria e conseguir uma boa interpretação.
Obviamente não tenho o intuito de esgotar o tema, mas essas coisas, entre outras, devem ser bastante pensadas antes de se postar ações.
Agora você já tem um guia bem sucinto para começar a postar. Use e abuse dos sentimentos de seu personagem e escreva-os com detalhes, tornando assim o texto cada vez mais interessante de ser lido.